Embaixador da ONU lançou o Projeto na Paraíba: “Nossa missão é promover o desenvolvimento, mas vocês estão executando o desenvolvimento”, di


O Seminário Estadual de Autores e Atores dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), que ocorreu na quarta-feira, 18, na Estação Ciência, em João Pessoa (PB), contou com uma intensa programação durante todo o dia, com homenagens ao PNUD, à sociedade civil e com uma mostra com 14 boas práticas, oriundas de todo o estado da Paraíba, que trabalham para o alcance das metas dos ODM até o final de 2015.

 

“Esta experiência é muito enriquecedora, pois conheci aqui iniciativas que melhoram a qualidade de vida das pessoas. O compromisso e o engajamento da sociedade paraibana é um compromisso por um mundo melhor”, afirmou Jorge Chediek, representante residente do PNUD e coordenador da ONU no Brasil.

 

Chediek lembrou que este é o último ano dos ODM e o Brasil está numa boa posição, pois melhorou muito a qualidade de vida da população nos últimos vinte anos. “O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), criado pelo PNUD na década de 90 para medir o progresso de desenvolvimento no mundo, indica uma melhoria de 50% no Brasil nas duas últimas décadas”, relatou o representante do PNUD. 

 

“O mundo também melhorou com os ODM, mas a iniquidade ainda é enorme: as 72 pessoas mais ricas do mundo têm um patrimônio maior que as 3,8 milhões de pessoas mais pobres. Toda a população mundial tem direitos e por isso a ONU solicita a renovação dos compromissos com a nova agenda global de desenvolvimento, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que será lançada em setembro deste ano. Nessa nova dimensão e compromisso, a participação dos países mais desenvolvidos e em desenvolvimento será fundamental. Por isto precisamos renovar o compromisso político e moral para a construção de um mundo melhor”, convocou Chediek. 

 

A representante da Secretaria-Geral da Presidência da República (SG/PR), Miriam Barreto, lançou um desafio aos participantes para fazerem uma reflexão sobre a situação de pobreza do país há dez anos em relação aos dias atuais. “Hoje o Brasil saiu do mapa da fome mundial, mais de 40 milhões de pessoas saíram da extrema pobreza e têm condições de vida mais digna. Esta é a função dos ODM: promover uma vida mais justa e próspera para todos através da parceria entre os poderes público e privado”, afirmou.

 

De acordo com Arthur Cunha Lima, conselheiro presidente do Tribunal de Contas da Paraíba (TC/PB), os prefeitos paraibanos contam, desde o ano passado, com o apoio do Tribunal de Contas para a aplicação dos recursos municipais nos oito ODM. “Como parceiro do PNUD e do Núcleo Nós Podemos da Paraíba, o TC/PB orienta os gestores municipais para alocarem os recursos visando o alcance dos ODM. Cerca de 5,7 bilhões de reais foram distribuídos nas ações em torno dos oito ODM, montante que representa 75% dos recursos dos municípios. A tendência é que nos próximos anos, os recursos também sejam alocados nos objetivos da nova agenda de Desenvolvimento”. 

 

O conselheiro disse também que em breve será disponibilizado no site do TC/PB o relatório com a distribuição dos recursos por ODM nos municípios paraibanos. 

 

Além de Jorge Chediek, Miriam Barreto e Arthur Cunha Lima, participaram do seminário o procurador-geral da Justiça, Bertrand Asfora, a secretária-executiva do Núcleo ODM Paraíba, Beatriz Ribeiro, o presidente da Federação de Municípios do estado da Paraíba (FAMUP), Tota Guedes, o presidente da FECOMÉRCIO, Marconi Medeiros, o presidente da FIEP/PB, Francisco Buega Gadelha, a secretária de Desenvolvimento Social de João Pessoa, Marta Moura, a deputada estadual Estela Bezerra, o cacique Sandro do povo Potiguar, o presidente da Câmara dos Vereadores de João Pessoa, Durval Ferreira e a secretária executiva adjunta do Núcleo ODM, Núbia Gonçalves.Também estiveram presentes vários prefeitos dos municípios paraibanos. 


 

Boas Práticas

 

Os participantes da Mostra de Boas Práticas vieram de todo o estado da Paraíba. No total, 14 práticas foram apresentadas a aproximadamente 300 participantes do evento. 

 

O professor Maurício Camargo Zorro, do Instituto Federal da Paraíba, Campus de Cabedelo, apresentou a prática Fortalecimento da Associação de Marisqueiras e Pescadores da Comunidade Renascer III. “Percebemos uma problemática socioambiental na região, pois eram descartadas diariamente três toneladas de conchas no meio ambiente, provocando muita degradação ambiental. O Instituto realizou diversas capacitações com as marisqueiras e hoje transformamos as conchas dos mariscos em tijolo, além do sucesso do salgariscos, que é a venda dos salgados de mariscos”, contou o professor. 

 

A procuradora municipal de Pombal, Júlia Medeiros, apresentou a prática Parto normal: Minha escolha de nascer que visa reduzir a mortalidade materna na cidade. “Através do empoderamento da gestante com informações e atenção à saúde, conseguimos trabalhar com os ODM 3, 4, 5 e 6”, disse. “Em Pombal o trabalho é realizado entre a Prefeitura, hospital regional, pastorais e voluntárias, além de incentivarmos o parto normal”, completou.

 

Lançamento do projeto Onde Plantei

 

O Seminário de Atores e Autores dos ODM na Paraíba, foi encerrado com “chave de ouro” onde aconteceu o lançamento do projeto de arborização nos centros urbanos Onde Plantei. O embaixador da ONU Jorge Chediek, plantou uma muda de ipê, juntamente com secretária de desenvolvimento humano de João Pessoa para incentivar outros a fazerem o mesmo, constituindo assim, uma grande corrente de multiplicadores responsável de cuidar da meio ambiente e natureza.

 

O embaixador destacou que o projeto é brilhante, por envolver a tecnologia e a educação ambiental nos centros urbanos, principalmente ao mobilizar os jovens para cultivar a pratica de alcance do objetivo 7 “ Qualidade de vida e respeito ao meio ambiente”.  

 

“Essa experiência deve ser incentivada, uma ação tão brilhante que trará bons resultados e é o papel do PNUD/ONU apoiar, saiu da Paraíba feliz ao ver nascer uma ação tão agregadora de uma pratica altamente necessária nos centros urbanos”. Destacou Chediek

 

Por fim, o embaixador convidou a coordenação o Onde Plantei e do Projeto Ecoconciente a levar e plantar uma arvore da Paraíba na embaixada da ONU em Brasília, como forma de destacar a importância do projeto para o Brasil.

 






Compartilhe suas árvores!

Busca

Cadastre-se

Tenha acesso a cadastrar suas arvores

face

SE PREFERIR

Escolha sua cidade

 

Entrar

Entre com seu facebook ou e email e senha.

face

SE PREFERIR