O cantor e compositor Santana abraçou a causa nobre do Projeto Onde Plantei


Acompanhado de sua esposa e também engajada Laelma Fraga, Santana falou e cantou a importância de se plantar árvores para trazer o bem estar às demais pessoas. Segundo ele, é preciso a participação de todos para recuperar uma grande parte da natureza degradada pelo homem ao longo do tempo.

Humanista por natureza, Santana é devoto de Padre Cicero, que segundo ele pregava ha mais de 100 anos, que, se principalmente os nordestinos dedicassem a plantar árvores no semiarido, já teríamos um Oasis Nordestino. “Temos que resgatar o que pregava Padre Cicero, se todos usassem da sabedoria fazendo sua parte e plantando árvores, não teríamos essa situação de seca, calor e fome” disse o cantor.

Dizendo que apreendeu muito com o Santana, Arimatéia França que coordena o projeto Onde Plantei, disse que o cantor é um grande exemplo para os demais artistas e autoridades para multiplicarem a idéia de se criar uma corrente positiva para todo Brasil, especialmente, as pessoas que estão nos centros urbanos.

“Ao engajar-se no Onde Plantei, o único pedido que Santana nos fez, foi que colocássemos no projeto as orientações de Padre Cícero, que estão nos dez preceitos ecológicos do sacerdote: 1. Não derrube o mato, nem mesmo um só pé de pau; 2. Não toque fogo no roçado e nem na caatinga; 3. Não caçar mais e deixe sempre os bichos viverem; 4. Não crie o boi nem o bode soltos; faça seus cercados e deixe o pasto descansar para se refazer a cada ano; 5. Não plante em serra acima, nem faça roçado em ladeira muito em pé: deixe sempre o mato protegendo a terra, para que a água não a arraste e não se perca a sua riqueza; 6. Faça uma cisterna no oitão de sua casa para guardar a água da chuva; 7. Represe os riachos, de cem em cem metros, ainda que seja com pedra solta; 8. Plante cada dia pelo menos um pé de arvore, de algaroba, de umbu, de caju, de sabiá ou outra árvore qualquer, até que o sertão todo seja uma mata só; 9. Aprenda a tirar proveito das plantas da caatinga, como a maniçoba, a favela e a jurema; elas podem ajudar a você a conviver com a seca e 10. Se o sertanejo obedecer a estes preceitos, a seca vai aos poucos se acabando, o gado vai melhorando e o povo terá sempre o que comer.  Mas, se não obedecer, dentro de pouco tempo o sertão todo vai virar um deserto só”


O projeto Onde Plantei pretende buscar outros artistas e personalidades para serem fontes de inspiração em cuidar do meio ambiente, em especial, os jovens para que atentem para o futuro do planeta, sabendo que se algo não for feito hoje, amanhã teremos um futuro sem vida.    

Alcance dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio


Para Núbia Gonçalves, secretaria executiva do Núcleo dos ODM da Paraíba, que participou do plantio com o cantor Santana, disse que o maior desafio é sensibilizar um maior numero de pessoas para ação do bem, onde todos serão beneficiados. “Ao cuidar da natureza, cuidamos de nós, uma coletividade e do bem estar, por isso, vamos nos empenhar para o alcance da meta 7 dos ODM  Â“Qualidade de vida e respeito ao meio ambiente,” envolvendo pessoas boas, preocupas com a natureza e com desenvolvimento sustentável”.





Compartilhe suas árvores!

Busca

Cadastre-se

Tenha acesso a cadastrar suas arvores

face

SE PREFERIR

Escolha sua cidade

 

Entrar

Entre com seu facebook ou e email e senha.

face

SE PREFERIR