Apresentação


QUEM SOMOS


O Centro de Apoio a Atividade Populares – CAAP constituído em abril de 1996, é uma entidade jurídica de direito privado, de caráter associativo e sem fins lucrativos. Os primeiros trabalhos que determinaram a sua criação foram a constituição de um grupo interativo de consumo, a criação de uma biblioteca, e um grupo  para facilitação de trabalho com organizações comunitárias e atividades nos bairros com apresentações artistas/culturais.

A partir perceber a realidade e necessidades percebidas nos bairros, os membros do CAAP idealizaram  um projeto no qual facilitava prioritariamente a geração do emprego.  Na longa caminhada das grandes lutas pela construção de uma sociedade mais justa, solidária, igualitária e democrática, foi adquirida uma vasta experiência que simbolizava a conquista do direito à palavra e à expressão dos movimentos sociais populares. 

Um dos principais objetivos do CAAP é a â€œDefesa, preservação e conservação do meio ambiente e promoção do desenvolvimento sustentável”, tendo como prioridade expandir e nutrir a coletividade, interagindo com segmentos ainda pouco atentos às ações, benfeitoras que, ao longo da história, têm contemplado a sociedade brasileira através de suas organizações e movimentos, os quais se doaram em função de causas verdadeiramente nobres para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), atualmente pactuado por 193 países, para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).


PROJETO ONDE PLANTEI

Em 2015, com o apoio do Programa das Nações Unidas- PNUD e da Secretaria de Governo da Presidência da República, lançamos o desafio de incentivar, através da articulação, mobilização e integração, plantar 4 milhões de árvores nas cidades brasileiras.

A ampla disseminação entre as novas gerações do uso das novas tecnologias e, mais especificamente, nas redes sociais, é de grande valia para a preservação do meio ambiente e uma postura sócio-ecológica, por isso, dedicamos a cada um o seu compromisso de ser multiplicador.

Ao plantar uma ou varias árvores, registrando AQUI na PLATAFORMA sua dedicação, tipo de árvore, fotos, vídeos, mensagens e compartilhando nas redes sociais, você estará impulsionando outras pessoas a zelar pela natureza.      


4 MILHÕES DE ÁRVORES PLANTADAS

Um desafio coletivo, uma tarefa em rede que pressupõe colaboração, cooperação, valores que só enriquecem o processo de consciência para o cultivo e preservação do meio ambiente. 

Se a cada 50 pessoas, uma árvore for plantada, em breve alcançaremos a meta. Para isso, precisamos de todos os entes da federação e uma grande mobilização social.  

Ao utilizarmos a metodologia motivacional e as ferramentas ágeis da internet, estaremos incentivando vários multiplicadores, nas escolas, empresas e instituições, por isso, SUA PARTICIPAÇÃO é muito importante, para refazemos a lógica da selva de pedra nos centros urbanos, promovendo a educação ambiental, otimizando os nossos espaços urbanos e incentivando o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - ODS.


OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Todos os países e todas as partes interessadas, seja no âmbito público, privado ou social, atuando em parceria colaborativa, implementarão os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.  Ver:  http://agenda2030.com.br/

Com o Projeto Onde Plantei, contribuiremos para estes objetivos:


ODS 3 - SAÚDE E BEM ESTAR;

ODS 4 - EDUCAÇÃO DE QUALIDADE;

ODS 6 - ÁGUA POTÁVEL E SANEAMENTO;

ODS 11 - CIDADES E COMUNIDADES SUSTENTÁVEIS;

ODS 13 - AÇÃO CONTRA MUDANÇA GLOBAL DO CLIMA;

ODS 15 - VIDA TERRESTRE;

ODS 17- PARCERIAS DE IMPLEMENTAÇÃO.


PLANTE UMA ÁRVORE E COLHA UMA CIDADE MAIS VERDE

Os benefícios das árvores no meio urbano vão muito além da produção de sombra e da beleza paisagística. A presença de árvores nas cidades traz diversas outras vantagens à população humana, entre as quais podem ser destacadas:

* Infiltração de água no solo: as árvores facilitam a infiltração e a condução da água no solo, pois mantém os solos menos compactados e contribuem, portanto, para a redução do escoamento superficial e da ocorrência de enchentes;

*  Redução da sensação térmica: além da sombra, a absorção da radiação solar e a transpiração de vapor de água das árvores contribuem diretamente para a redução da sensação térmica, tanto ao redor das árvores quanto na área de projeção da copa;

*  Atenuação da poluição sonora: as árvores atuam como barreiras contra pequenos ruídos. Essa atenuação torna-se mais eficiente em locais com árvores adensadas, como em bosques e florestas urbanas;

*  Quebra vento: a presença de árvores tem efeitos diretos sobre o regime dos ventos, pois funciona como uma eficiente barreira capaz de diminuir a velocidade e a direção dos ventos. Isso pode evitar que ventanias causem prejuízos às casas e às outras construções feitas pelo homem, como a destruição de telhados;

*  Liberação de oxigênio e absorção de poluentes: além da liberação de oxigênio, que ocorre durante o dia, vários poluentes em suspensão são absorvidos pelas árvores. O principal poluente é o carbono, o qual as plantas tendem a absorver e estocar em maiores quantidade na fase inicial de desenvolvimento;

*  Microhabitats para a fauna: além de servir como abrigo e local de reprodução, principalmente de aves, insetos e morcegos, as árvores são fontes de produção de alimentos para fauna e, dependendo da espécie vegetal considerada, os frutos produzidos são próprios para o consumo humano.


SEJA UM PARCEIRO

Gestores, Empresas e entidades da sociedade civil que pensam o sustentável, planejam suas atividades e buscam equilibrar suas ações com intuito de reduzir seus impactos ambientais gerados, procurando manter o resultado positivo. 


O desenvolvimento sustentável está emergindo como a “nova demanda pela qualidade” em todos os seguimentos organizados, e se hoje ainda é um diferencial, em pouco tempo passará a ser um pré-requisito.


Nesse novo contexto, a busca por sustentabilidade e por corporações ecológicas se tornou crescente à medida que a sociedade começou a cobrar atitudes mais responsáveis das organizações publicas e privadas.


Vislumbrar uma CIDADE agradável, passa por diminuir os impactos negativos do seu crescimento, é se preocupar mais com as condições ambientais e com a sociedade ao seu redor, implementando gestão e ações estratégicas voltada para a sustentabilidade. 


Portanto, FAZER PARTE plantando Ã¡rvores ou contribuindo com o ONDE PLANTEI, você, sua gestão, instituição ou empresa ganhará visibilidade e respeito ao participar do RANKING Ecológico Nacional, contribuindo efetivamente para diminuição do efeito estufa, transformando gases em oxigênio, levando o bem estar e fazendo sua cidade sustentável.

  

 

Busca

Cadastre-se

Tenha acesso a cadastrar suas arvores

face

SE PREFERIR

Escolha sua cidade

 

Entrar

Entre com seu facebook ou e email e senha.

face

SE PREFERIR